quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Assista reportagem do Fantástico sobre os benefícios do chocolate com 70% de cacau

Chocolates com 70% de cacau fazem bem para o coração (Fantástico, 17/04/2011) - video


Ovo de páscoa gostoso a gente já sabe que existe e aos montes. Mas será que existe um ovo de chocolate saudável? O Fantástico foi até Gramado, no Rio Grande do Sul, para descobrir.

Lá, a Páscoa sempre chega antes. Já faz um mês que coelhinhos, ovos e loucos por chocolate estão em todos os cantos. Impossível estar diante de uma cascata de chocolate e não sentir um desejo incontrolável de se entregar a esta delícia. O problema é saber se realmente você está comendo chocolate ou muito mais gordura. Você sabe?
O Fantástico fez um teste para ver qual chocolate as pessoas vão preferir. Adivinhe qual elas gostaram mais? O famoso chocolate ao leite, com muito mais leite e açúcar que o chocolate amargo.

“Os chocolates têm mais ou menos gordura saturada que vem do leite. O açúcar é uma das causas da obesidade, e a gordura saturada é uma das causas da doença cardiovascular. O chocolate melhor para a saúde é aquele que tem menos açúcar e menos gordura saturada ”, explica Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo.

Se for comparar esses dois tipos de chocolate, qual a diferença de um e de outro? “A diferença está que o chocolate ao leite tem uma porcentagem de 15% a 16% de cacau. O meio amargo, com 70% de cacau, tem muito mais cacau e menos gordura”.

O chocolate 70% tem ainda outras vantagens para a saúde. “Na pasta de cacau tem princípios ativos que protegem o coração. Um pequeno pedaço todo dia de chocolate pode prevenir a doença cardiovascular. O europeu já gosta mais do chocolate amargo, mas o brasileiro ainda consome mais chocolate ao leite”, destaca Erna Dogtdejong, professora de alimentos, da UFRGS.

“Um pequeno, pequeno pedaço de chocolate todo dia de chocolate pode previnir a doença cardiovascular”, indica Daniel Magnoni.

“O europeu já gosta mais do chocolate amargo, mas o brasileiro, culturalmente, ainda consome mais chocolate ao leite”, observa Nádia Prawer, diretora de fábrica de chocolate.

Mas nesta Páscoa está surgindo uma nova tendência. As lojas de chocolate têm notado uma mudança no comportamento do consumidor, que agora chega preocupado com o teor de saúde do seu ovo de Páscoa. Um deles tem 70% de cacau.

“De fato, o que tem mais cacau. Não faz mal que o outro é mais docinho. A gente abdica, porque a gente quer viver mais”, diz um consumidor.

“O crescimento da produção do chocolate 70% para essa Páscoa foi em torno de três vezes mais do que a gente produziu ano passado ”, diz afirma Enor Francisco da Luz, fabricante de chocolate.

“O brasileiro está muito preocupado com a saúde. Então, isso está fazendo com que ele consuma mais o chocolate amargo e está começando a gostar”, aponta Nádia Prawer, diretora de fábrica de chocolate.

Mesmo entre os ovos de Páscoa com mais quantidade de cacau, é importante o consumidor ler no rótulo a ordem em que os ingredientes estão colocados. “Porque a Anvisa nos obriga a listar todos os ingredientes de ordem decrescente”, explica Juliana Ustra, engenheira química.

Quanto mais massa de cacau, mais saudável ele é. “Nesse caso eu tenho o primeiro ingrediente em quantidade, que é a massa de cacau, e depois em quantidades menores eu tenho açúcar, manteiga de cacau e alguns emulsificantes e aromatizantes”, afirma Juliana.

Em outro caso, o primeiro que aparece na lista é o açúcar depois a manteiga de cacau depois o leite em pó e depois só a massa de cacau que o chocolate pra valer. Essa é a composição. Este não é um chocolate 70%.

O chocolate 70% é mais caro. “O ingrediente mais barato do chocolate é o açúcar, e o chocolate 70% tem menos açúcar. Mas é um custo benefício, porque você está comendo um chocolate que faz bem para a saúde”, recomenda diretora de fábrica de chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário