quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Cacau - superalimento!

Os superalimentos são um grupo específico de plantas comestíveis com imenso potencial nutritivo e medicinal. De acordo com David Wolfe, autor do livro "Superalimentos" um novo dia está nascendo no mundo da alimentação. "Mais e mais pessoas estão se voltando para os alimentos orgânicos e para métodos naturais de alcançar a saúde", explica.

O autor conta que essa comida saudável abrange três grupos de alimentos que são conhecidos há muito tempo e que nós estamos redescobrindo:
- Alimentos vegetais crus e vivos
- Superalimentos
- Superervas
No livro, o especialista afirma que 'ingerir superalimentos é um modo de garantir os nutrientes necessários para sermos saudáveis durante toda a vida, já que eles são naturais e fornecem em abundância elementos nutricionais em estado natural, que agem juntos no organismo, de uma maneira que os cientistas ainda não compreendem completamente.
Mas, afinal, quais são os superalimentos?
Os dez melhores superalimentos, de acordo com Wolfe, são...
- goju;
- cacau;
- maca;
- produtos de abelha (mel, pólen, própolis e geleia real);
- espirulina;
- alga azul AFA;
- fitoplâncton marinho;
Aloe vera (babosa)
- semente de cânhamo;
- coco e seus subprodutos
E o que eu faço com isso? Bato no liquidificador e tomo como vitamina?
Não. Cada superalimento apresenta, por si só, uma boa diversidade de receitas. Felizmente, após apresentar detalhadamente cada um, desde nome científico, onde encontrar e quais as razões de ser um nutriente importante para o corpo, Wolfe apresenta algumas receitas simples e gostosas para os novos entusiastas dos superalimentos.
Quais doenças podem prevenir?
Para o especialista, a partir destes alimentos é possível reestruturar o sistema imunológico, atendendo a todas as necessidades do corpo e fazendo-o funcionar de forma saudável.
Da mesma forma, sintomas de quase todas as principais doenças podem ser combatidas, como as alergias, artrite, asma, baixa imunidade, câncer (todos os tipos), depressão, diabetes, distúrbio de deficit de atenção e hiperatividade, doenças de pele, doenças do coração, hepatite, insônia, pressão arterial, entre algumas outras.
E o que mais?
David Wolfe aproveita as páginas, como explica, para fazer sete menções honrosas, pois 'os alimentos citados são superalimentos por mérito próprio e não estão na minha lista dos dez mais por razões estritamente pessoais, mas podem estar na sua.'
São eles...
- açaí
-camu-camu
- clorela
-physalis
- kelp
- noni
- yacon

http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/773737-cacau-mel-e-acai-sao-alimentos-com-imenso-potencial-nutritivo-e-medicinal-saiba-mais.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário